Marketing de Internet, também referido como i-marketing, web marketing, marketing online ou eMarketing, é o marketing de produtos ou serviços na Internet.
A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. É considerado às vezes que o marketing na Internet possui um escopo mais amplo devido não só ao fato de que ele se refere à mídia digital, como a Internet em si e e-mails, como também inclui sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de cliente digital e de ECRMs.
A Internet tem trazido vários benefícios únicos ao marketing, sendo um deles os baixos custos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial. A natureza interativa do marketing na Internet, em termos de fornecer respostas instantâneas, é uma qualidade única deste mediador. É considerado às vezes que o marketing na Internet possui um escopo mais amplo devido não só ao fato de que ele se refere à mídia digital, como a Internet em si e e-mails, como também inclui sistemas que proporcionam o gerenciamento dos dados de cliente digital e de ECRMs.
E-Marketing pode ser conceituado como os esforços das empresas em informar, comunicar, promover e vender seus produtos e serviços pela internet. Esta modalidade de promoção apresenta grandes vantagens em relação aos veículos de marketing tradicionais como o fato de tanto grandes como pequenas empresas podem enfrentar seus custos já que estes são relativamente baixos, não há limite real de espaço para propaganda, o acesso é rápido e o site fica disponível para o mundo todo, sem limitações geográficas.
Friedman (2005) afirma que nunca antes na história da humanidade tantas pessoas tiveram a possibilidade de encontrar tantas informações sobre tantas coisas em um único local. Assim, o uso da internet como ferramenta importante na busca de qualquer tipo de informação deixou de ser uma novidade e se tornou um hábito para as pessoas em qualquer parte do globo, o marketing soube identificar nessa rede mundial de computadores um potencial canal de promoção e distribuição de produtos e serviços.
A acessibilidade à internet além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com que as pessoas se comunicam e procuram por informações também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, tanto que para Kotler (2006) as empresas podem operar através da internet um poderoso canal de vendas e informação obtendo um alcance geográfico ampliado para divulgar e promover seus negócios e produtos em qualquer parte do mundo. O e-marketing é calcado nos mesmos conceitos do marketing tradicional em integrar um meio através do qual, indivíduos tenham suas necessidades identificadas e supridas através da criação, divulgação, oferta e troca de produtos. A internet é o canal utilizado pelo e-marketing para realizar essa comunicação de valor e propiciar interatividade ao cliente, possibilitando maior troca de informações e um relacionamento individualizado – marketing one to one.
O e-marketing tem a sua base no e-commerce (comércio eletrônico via inernet), seja este business to business ou business to consumer. Este novo canal de divulgação e promoção de produtos agrega a possibilidade de exposição global ao tradicional composto de marketing: produto, preço, praça (ponto de venda, distribuição) e promoção (propaganda, comunicação).
Friedman (2005) afirma que nunca antes na história da humanidade tantas pessoas tiveram a possibilidade de encontrar tantas informações sobre tantas coisas em um único local. Assim, o uso da internet como ferramenta importante na busca de qualquer tipo de informação deixou de ser uma novidade e se tornou um hábito para as pessoas em qualquer parte do globo, o marketing soube identificar nessa rede mundial de computadores um potencial canal de promoção e distribuição de produtos e serviços.
A acessibilidade à internet além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com que as pessoas se comunicam e procuram por informações também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização, tanto que para Kotler (2006) as empresas podem operar através da internet um poderoso canal de vendas e informação obtendo um alcance geográfico ampliado para divulgar e promover seus negócios e produtos em qualquer parte do mundo. O e-marketing é calcado nos mesmos conceitos do marketing tradicional em integrar um meio através do qual, indivíduos tenham suas necessidades identificadas e supridas através da criação, divulgação, oferta e troca de produtos. A internet é o canal utilizado pelo e-marketing para realizar essa comunicação de valor e propiciar interatividade ao cliente, possibilitando maior troca de informações e um relacionamento individualizado – marketing one to one.
O e-marketing tem a sua base no e-commerce (comércio eletrônico via inernet), seja este business to business ou business to consumer. Este novo canal de divulgação e promoção de produtos agrega a possibilidade de exposição global ao tradicional composto de marketing: produto, preço, praça (ponto de venda, distribuição) e promoção (propaganda, comunicação).
Este incrementa potencialmente as relações de interação entre empresas e público-alvo, constitui uma ação complementar ao mix de marketing.
As empresas hoje em dia enfrentam o desafio de eliminar o abismo que existe entre a administração tradicional e a forma como os negócios são gerenciados na ótica do comércio eletrônico. A maioria das empresas precisará alterar drasticamente os alicerces que as guiaram até aqui, reformulando seus conceitos sobre onde é possível criar valor e como captá-lo. A internet está provocando uma transformação excepcional no mundo dos negócios, exigindo que as organizações deixem de lado muito do que foi aprendido até agora e passem a pensar no capitalismo globalizado a partir de uma óptica mais avançada, que até pouco tempo atrás nem era concebível, onde empresas e consumidores não possuem fronteiras.
Caracteristicas importantes do Marketing na Internet
As empresas hoje em dia enfrentam o desafio de eliminar o abismo que existe entre a administração tradicional e a forma como os negócios são gerenciados na ótica do comércio eletrônico. A maioria das empresas precisará alterar drasticamente os alicerces que as guiaram até aqui, reformulando seus conceitos sobre onde é possível criar valor e como captá-lo. A internet está provocando uma transformação excepcional no mundo dos negócios, exigindo que as organizações deixem de lado muito do que foi aprendido até agora e passem a pensar no capitalismo globalizado a partir de uma óptica mais avançada, que até pouco tempo atrás nem era concebível, onde empresas e consumidores não possuem fronteiras.
Caracteristicas importantes do Marketing na Internet
Efeito Imediato – Permite uma enorme rapidez na implementação das campanhas promocionais e apresentação de novos produtos/serviços
Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one
Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc
Envolvimento do Utilizador – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.
Personalização – É a chave para passar do tradicional marketing para um marketing one-to-one
Quantificação – A internet permite mensurar as visitas, pesquisas, etc
Envolvimento do Utilizador – Novas formas de envolvimento do cliente uma vez que este é inevitavelmente interactivo.
Efeito de Rede – A comunicação entre cliente é importante. Os clientes tem maior capacidade de construir ou destruir a reputação de empresas ou marcas.
Crescimento dos utilizadores na internet
Aumento das compras via internet
Novas formas de fazer negócio
Resolver disfunções competitivas
Diversificar canais
Atrair novos clientes
Aumento das compras via internet
Novas formas de fazer negócio
Resolver disfunções competitivas
Diversificar canais
Atrair novos clientes
Finalidade - O Marketing e o e-Marketing visam a mesma finalidade: a aplicação de técnicas, métodos e sistemas que permitam a adequação da oferta (produtos, serviços, ideias) em todas as suas vertentes (preço, distribuição, comunicação) à satisfação das necessidades detectadas ou pressentidas nos consumidores.
O e-Marketing pode ser considerado a aplicação da filosofia de Marketing às novas tecnologias. E-Marketing e negócios na internet- Através da Internet, encontramos uma nova e poderosa forma de comunicar. Comunicar, neste meio, significa a conjugação de texto, imagem, dados e som numa só mensagem. As fronteiras físicas desaparecem facilmente, quando se comunica com indivíduos de várias partes do globo, o que permite uma maior troca de informação.
A Internet permite-nos segmentar e personalizar as mensagens, passando então a comunicar com a sociedade de uma forma individualizada e personalizada. Identificam-se algumas vantagens deste meio, na óptica das organizações e dos consumidores, nomeadamente:
Para as Organizações no mercado virtual:
Imagem e prestígio da organização
Para as Organizações no mercado virtual:
Imagem e prestígio da organização
Notoriedade e reconhecimento da marca
Prospecção e desenvolvimento do mercado
Reacção à concorrência
Venda de produtos e/ou serviços
Melhoria do serviço aos clientes (anytime, anywhere)
Poupança de recursos/reduzir custos (por exemplo anulando a necessidade de pontos de venda físicos)
Teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado
Customização, adequando a oferta em função dos gostos, preferências e necessidades dos consumidores
Adaptabilidade constante
Prospecção e desenvolvimento do mercado
Reacção à concorrência
Venda de produtos e/ou serviços
Melhoria do serviço aos clientes (anytime, anywhere)
Poupança de recursos/reduzir custos (por exemplo anulando a necessidade de pontos de venda físicos)
Teste de novos produtos no mercado e estudos de mercado
Customização, adequando a oferta em função dos gostos, preferências e necessidades dos consumidores
Adaptabilidade constante
Promoção de uma comunicação interactiva, bidireccional (empresa-cliente e vice versa)
Acesso permanente ao mercado
Acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos
Possibilidade de actuação global
Redução dos tempos de transacção
Redução de erros de processamento
Rapidez de adopção das novas tecnologias
Para o Consumidor do mercado virtual:
Obtenção de informação (disponível em maiores quantidades) com maior transparência
Recreação e diversão
Experimentação e testes de variados produtos
Gratificação imediata
Maior oferta (escolha) de produtos e serviços
Conviniência (quando e onde quiser)
Interactividade e, em alguns casos, composição e adequação específica das características do produto
Maior "poder" sobre as empresas
Acesso permanente aos mercados internacionais, a outros segmentos ou nichos
Possibilidade de actuação global
Redução dos tempos de transacção
Redução de erros de processamento
Rapidez de adopção das novas tecnologias
Para o Consumidor do mercado virtual:
Obtenção de informação (disponível em maiores quantidades) com maior transparência
Recreação e diversão
Experimentação e testes de variados produtos
Gratificação imediata
Maior oferta (escolha) de produtos e serviços
Conviniência (quando e onde quiser)
Interactividade e, em alguns casos, composição e adequação específica das características do produto
Maior "poder" sobre as empresas
O e-Marketing pode ser entendido como aquele que é desenvolvido no ambiente dos novos media, onde a relação entre o produtor e o consumidor é desenvolvida através de um meio interactivo, como a Internet ou outros sistemas multimédia. Nas empresas, a Internet poderá levar a um aumento das vendas, na medida em que constitui um canal de distribuição e venda alternativo.
Referências: NUNES J., CAVIQUE L., Plano de marketing, estratégia em Acção, Dom Quixote, Lisboa, 2001 Lindon D. et al, Mercator XXI, Don Quixote, 2009. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Internet )
Referências: NUNES J., CAVIQUE L., Plano de marketing, estratégia em Acção, Dom Quixote, Lisboa, 2001 Lindon D. et al, Mercator XXI, Don Quixote, 2009. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_Internet )
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